terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Melhor sector defensivo da Europa?! Really?!



Partilha :
Melhor sector defensivo da Europa?! Really?!

Pepe está confirmado como o mais recente reforço do FC Porto, 11 anos e meio depois de ter saído do Dragão para o Real Madrid por 30 M€. Na minha opinião faz sentido esta contratação, na medida em que Pepe ainda é titular indiscutível da selecção nacional e ainda poderá fazer duas épocas de bom nível. O seu valor e qualidade são inatacáveis. No entanto, e como a internet é todo um mundo de entretenimento, onde cada um diz os disparates que lhe apetecer, já há por aí muitos iluminados a dizer que com Casillas na baliza, Militão a lateral direito, Alex Telles a lateral esquerdo, Felipe e Pepe como centrais e Danilo a médio defensivo, estamos perante a melhor defesa da Europa!

Calma! Muita calma nessa hora! São todos jogadores de qualidade, mas também com alguns pontos fracos. Casillas e Pepe já estão na fase final das suas carreiras. Felipe é forte fisicamente, rápido nas dobras e no controlo da profundidade, implacável nos duelos e bom no jogo aéreo, mas com diversas limitações na primeira fase de construção e no entendimento do jogo, revelando bastas vezes impetuosidade excessiva, de onde resultam bastantes faltas completamente desnecessárias. Pepe é similar, mas num plano competitivo superior e de muito maior experiência no futebol internacional de alto nível. Alex Telles é um óptimo carrilador de jogo pela faixa e muito competente no gesto do cruzamento, fruto de um magnífico pé esquerdo, mas é incapaz de se associar aos colegas em espaços interiores e praticar um tipo de jogo mais apoiado e de combinações curtas. Militão é mesmo o de maior potencial e com apenas 20 anos já é internacional A brasileiro e já tem meio mundo na sua peugada (Barcelona, Real Madrid, Manchester United, Liverpool, Juventus...). A sua cláusula de rescisão cifrada nos 50 M€ é irrisória face ao seu valor e a saída de Portugal é apenas uma questão de tempo.

Mas voltando ao início, dizer que o FC Porto, com Pepe na equipa, dispõe da melhor defesa do Velho Continente é uma barbaridade de todo o tamanho. Assim de repente, lembro-me de 7 linhas defensivas muito, mas muito superiores:

Juventus: Cancelo - Bonucci - Chiellini - Alex Sandro

Barcelona: Sergi Roberto - Piqué - Umtiti - Jordi Alba

Real Madrid: Carbajal - Varane - Ramos - Marcelo

Manchester City: Walker - Stones - Laporte - Mendy

Liverpool: Alexander-Arnold - Lovren - Van Dijk - Robertson

Bayern Munique: Kimmich - Süle - Hummels - Alaba

Paris SG: Dani Alves - Thiago Silva - Marquinhos - Bernat

Como se vê por aqui, são 7 defesas melhores que a do FC Porto e várias outras ficaram por mencionar. Por isso, nada de exageros na avaliação de jogadores. Ou será apenas clubite aguda?!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ola leitor como vai?
Obrigado pela visita em nosso blog, e não se esqueça de deixar teu comentário/opinião depois ok? Ele é muito importante para nós.